Dia 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Você já parou para pensar como um piso bem escolhido pode garantir mais segurança e autonomia ao caminhar? Especialmente quando falamos de idosos, a escolha correta do revestimento pode impactar diretamente no bem estar, evitando acidentes domésticos.
“É comum pensarmos em idosos com dificuldade de locomoção, mas um piso bem escolhido pode fazer a diferença também para aqueles que possuem limitações”, destaca Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Cerámica, referência na produção de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.
Veja também:
- Dia do Idoso: confira dicas de experts e adapte a casa para a melhor idade
- Dia do Idoso: como garantir segurança e acessibilidade na arquitetura da casa
- Como projetar uma casa adaptada e mais segura para idosos
1. Cuidado com a aderência
Segundo Christie, ao adaptar um lar para pessoas de terceira idade, sempre visando mais conforto e independência, a escolha de um revestimento antiderrapante é a mais acertada. “Os porcelanatos com acabamento ABS ou Grip garantem um deslocamento mais fácil dos idosos e ajudam na prevenção de quedas, pois não escorregam”, afirma.
Eles ainda são a escolha acertada para cadeirantes ou pessoas que necessitem do apoio de andadores e bengalas, pois são resistentes e não riscam, além de apresentar uma superfície uniforme.
2. De olho no brilho e contraste
Contudo, escolher somente uma peça que seja antiderrapante não resolve todos os problemas. “Um piso para casas de idoso também deve ser pouco reflexivo. Evite peças com brilho, garantindo assim mais conforto visual”, indica Christie Schulka. A escolha de cores também faz toda a diferença – em um lar que possua degraus, por exemplo, uma ideia é trabalhar com cores contrastantes, tornando fácil a identificação do desnível. “Usar revestimentos de cores diferentes no piso e parede é outro artifício, pois reforça a noção de dimensionalidade dos espaços”, afirma.
3. Conforto térmico
Além da segurança e conforto visual, o porcelanato é um ótimo revestimento para a instalação de piso aquecido – uma solução que torna dispensável os tapetes, muitas vezes responsáveis pelos acidentes domésticos. “Por possuir boa condutividade térmica, o porcelanato se destaca no mercado como uma das melhores opções para um aquecimento mais rápido, com mais eficiência e calor”, explica.
4. Limpeza e higiene
Piso antiderrapante e pouco reflexivo. Foto: DivulgaçãoRoca Cerámica
Por fim, um piso bem escolhido para casas com pessoas de terceira idade deve sempre levar em conta questões como facilidade de limpeza e higiene. “O mercado oferece peças capazes de eliminar 99% dos vírus e bactérias que entram em contato com a superfície”, diz Christie. Essa tecnologia inédita no Brasil é capaz de evitar contaminação cruzada, contribuindo diretamente para a saúde dos idosos. “Além disso, os porcelanatos são fáceis de limpar, garantindo praticidade no dia a dia”, complementa.
Veja também:
- Dossiê de mesas: como escolher a melhor mesa de centro, lateral e de jantar
- Ergonomia: saiba como a escolha dos móveis corretos influencia no seu bem-estar
- Escada residencial: descubra pontos fundamentais antes de projetar a sua
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br